Emprendedorismo
1 – Empreendedorismo
Origem
Empreendedorismo é uma palavra adaptada do inglês Entrepreneursbip que tem origem do francês entrepreneur, que significa aquele que assume riscos e começa algo novo (Dornelas, 2005).
Definições
As definições sobre a palavra empreendedorismo são muitas. Para o economista austríaco Schumpeter, o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais. ( Dornelas, 2005).
Segundo Kirzner o empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifi ca oportunidades na ordem presente. (Dornelas,2005).
De acordo com Dolabela (1999:43), o empreendedorismo é utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, do seu perfil, suas origens, seu sistema atividades, seu universo de atuação.
Segundo Dornelas (2005) , empreendedorismo refere-se a fazer alguma coisa nova, diferente ou mudar o que já existe de maneira a empregar os recursos disponíveis de forma criativa e inovadora transformando o ambiente social e econômico e assumir riscos calculados.
Análise Histórica
A humanidade sempre foi empreendedora desde os homens primitivos criando maneiras para manter sua sobrevivência, passando por todos os períodos da história onde sempre existiram pessoas criadoras e inovadoras.
Conforme Dornelas (2005), Marco Pólo foi o primeiro exemplo de empreendedor ao tentar estabelecer uma rota comercial para o Oriente a fim de vender mercadorias , o “aventureiro empreendedor” correu riscos físicos e emocionais. Segundo o autor na Idade Média o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. No XVII ocorre a relação entre assumir riscos e empreendedorismo. E no século XVIII com o inicio da industrialização houve a