Emprendedorismo
É preciso ter coragem de assumir riscos calculados, administrar as incertezas. Saber inovar, criar novas soluções, romper paradigmas, principalmente em um país como o nosso onde o desemprego e a exclusão social caminham paralelamente. Neste nível do jogo da vida a sorte e a força de vontade andam juntas. Então é preciso ter perseverança para esperar pela sorte e, quando ela chegar, é preciso ter força para segui-la.
Ser empreendedor é ser líder de mudanças. Vivemos em um cenário onde não é possível gerir a mudança: você só pode estar à frente com criatividade, quando muitas empresas se esforçam para acabar com ela. É preciso ter prazer com o que fazemos. Acostume-se a pensar o capital com outra percepção. Há 3 capitais que geram riqueza: o imaginativo, que desafia sistematicamente as verdades do mercado, realizando o impensado. O de risco impulsiona a estar disposto a investir em coisas novas, correndo riscos e o capital de relacionamento, que permite ver as outras pessoas e empresas como donas de habilidades que podem ser usadas em seu negócio. Paralelamente, as organizações devem deixar fluir a criatividade, incentivar as pessoas cheias de coragem para experimentar coisas novas, assumir riscos pessoais e ir a lugares aos quais não tenham ido antes. É preciso criar conexões: todos os profissionais e empresas precisam ter acesso a toda economia globalizada, para aprender onde for possível aprender e tomar emprestado o melhor que se encontrar.
Algumas características do empreendedor de sucesso:
Características de Realização – Busca de Oportunidades e Iniciativa, Correr Riscos Calculados, Exigência de Qualidade e Eficiência, Persistência e Comprometimento
Características de Poder – Convencer Independência e Autoconfiança.
Características de Planejamento – Buscar Informações, Estabelecimento de Metas e Planejamento e