Emprendedorismo
1 - (0,19) A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henry Fayol, no início do século XX. Chamada de abordagem clássica, ela definiu que as funções administrativas, ao se gerir uma empresa, são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Esse ciclo, que foi batizado, mais tarde, de PDCA, por Deming, demonstra que toda ação administrativa se inicia com o seu planejamento, passa pela organização dos recursos, sua execução propriamente dita e se encerra com o controle dos resultados para que se possa promover alguma ação corretiva no planejamento, caso necessário. Discuta e identifique com os colegas alguma ação administrativa na qual essa abordagem tenha sido ou poderia ser utilizada. Descreva a ação.
2-(0,19) Existe certa confusão entre o termo empreendedor e empresário. Diz-se que um empresário pode ser empreendedor, mas que um empreendedor nem sempre é um empresário. Você concorda ou discorda dessa afirmativa? Argumente dando suporte à sua resposta.
R: Concordo, pois o Empresário ao longo de seu negócio pode adquirir idéias e continuar com seu capital; e o Empreendedor já esta sujeito somente as idéias, entretanto, tanto um como o outro pode exercer ambas as funções.
3-(0,19) Estudiosos têm mostrado que os principais fatores que condicionam a conquista do sucesso da organização estão mais fora do que dentro dela. Discuta essa afirmação em grupo e responda se o grupo concorda, ou não, justificando a resposta.
R: Concordo pois o ambiente externo oferece maiores oportunidades de avançar em pesquisas e maior conhecimento de possibilidades de negócios, ou seja, uma visão mais ampla de mercado em