Emprendedorismo
A falta desses três requisitos tem levado muitas empresas a fecharem suas portas antes mesmo dos dois anos, o que nos mostra a importância desses e outros fatores no prolongamento de vida e sucesso do novo negócio, como a falta de técnicas de gestão, uma posição de líder e um comportamento protagonista.
Para ajudar na formação de um novo empresário, o SEBRAE oferece cursos técnicos para a gestão do negócio e para estudos de viabilidade econômico-financeira. Segundo o gerente de atendimento do sistema SEBRAE, Ênio Pinto, o futuro empreendedor deve também ter uma afinidade com o ramo, e pesquisar se o mercado é favorável. E quando se trata de mercado existem três questões principais: clientes, fornecedores e concorrência.
Depois de aberta, José Dornelas afirma que devemos saber contornar os conflitos dentro da empresa. José Emídio Teixeira, sócio-diretor da consultoria Dialogar, diz que um pequeno dilema não resolvido dentro da pequena empresa pode contaminar todo o ambiente e todas as pessoas, porque todos se sensibilizam com o problema dos outros. Mas o pequeno negócio também tem seu lado positivo. Por ter menos funcionários, é possível conhecer as expectativas pessoais de cada um, dando assim, um tratamento mais personalizado aos colaboradores da empresa.
Na entrevista também é citada a falta de inovação nos negócios brasileiros. O Brasil é um país que está atraindo empreendedores estrangeiros, com muitas ideias novas. O empreendedor brasileiro deve estar bem preparado para competir com esses investidores, pois é o diferencial que