EMPRENDEDOR

576 palavras 3 páginas
As empresas familiares são um bom negócio, quando bem administradas se tornam imbatíveis. Para o especialista em empresas familiares, Domingos Ricca “o segrego das famílias de sucesso é enxergar longe e se programar para o futuro, pois desenvolver e perpetuar não são tarefas que podem ser realizadas sem planejamento”.
Conforme dados do Conselho Regional de Administração de São Paulo dos 300 maiores grupos do nosso país, 265 são de controle e gestão familiar. Um dos maiores desafios que as empresas familiares enfrentam é a falta da clareza na definição de papéis. Entender que negócios são negócios. Permitir que o filho assumisse um cargo não porque ele é filho, mas sim porque ele tem a competência para tal.
O comportamento ideal para uma empresa familiar é a conscientização de todos. Essa consciência é que vai fazer então com que todos comecem a trabalhar para empresa e não mais a empresa para família. Tão importante quanto essa conscientização é também o preparo e o treinamento, a qualificação de cada um dentro da empresa.
É importante que cada parente passe por dentro de cada setor da empresa para conhecer a totalidade do negócio da família. A receita do sucesso é profissionalizar ao máximo. A empresa precisa ter normas claras de admissão, remuneração, férias, hierarquia.
Segundo Ricca, o processo sucessório é um dos primeiros assuntos que deve ser tratado quando se pensa em um desenvolvimento á longo prazo. “Ele consiste em entender e analisar a empresa como ela é, a fim de fazer com que os valores e objetivos implantados pelo fundador se perpetuem”.
Sabendo de suas dificuldades, os herdeiros da Indústria de Bebidas Pira, solicitaram uma consultoria em sua empresa para que pudessem então saber quem melhor ocuparia o cargo da Presidência hoje de responsabilidade do seu pai o Sr. João Pira, que se encontra prestes a se aposentar.
Fizemos uma avaliação de seus perfis e dentro do que diagnosticamos segue o plano de sucessão.
Competências e Habilidades do

Relacionados