Emprendedor 1
Há 17 anos o engenheiro criou sua empresa de gerenciamento de obras
“Ser os olhos do cliente.” Assim Marcelo Tessler resume o objetivo de seu
negócio. Há 17 anos ele comanda a empresa de gerenciamento de obras que fundou, a Tessler Engenharia. Sua proposta de negócio é garantir que construções, reformas e ampliações sejam feitas com qualidade, baixo custo e sem atraso.
Em 2012, a companhia alcançou R$ 30 milhões de faturamento e cresceu
30% pelo quinto ano consecutivo. A receita para o bom resultado, segundo o empresário, foi ser conservador e crescer sem pressa.
Desde a fundação, o engenheiro não quis correr muitos riscos. A oportunidade de começar o negócio apareceu quando a empresa onde ele trabalhava decidiu parar de atender uma multinacional de cinemas que estava começando no Brasil, a Cinemark.
“Como eu havia gerenciado a primeira obra, ainda pela outra empresa, eles me convidaram para trabalhar direto para eles e acabei montando a empresa com mais um engenheiro”, conta.
Tropicalização. Ele foi para os Estados Unidos para aprender como as salas eram construídas lá e trouxe engenharia deles para o Brasil. Quando o primeiro complexo foi construído, ele diz que 60% dos materiais usados vieram do exterior.
“Depois, ‘tropicalizei’ todo o processo.” Agora, a maior parte da construção é feita com material nacional, só os equipamentos de projeção são de fora.
Nos primeiros anos, os dois engenheiros trabalharam dentro do escritório da Cinemark.
Depois, eram quatro especialistas e chegou a hora de alugar o próprio escritório. “Fui vendendo o serviço, criando coragem, adquirindo experiência e fomos crescendo devagar.” Shopping centers.A Tessler Engenharia tem hoje uma centena de engenheiros e arquitetos e alega ser a maior gerenciadora de obras em shoppings no Brasil, com clientes como Cyrella CCP, Grupo Iguatemi e BR Malls. Atualmente ainda mantém contratos com a