emprego psicologia
A auto-eficácia é a percepção que um indivíduo tem sobre a sua auto estima e o sentido de adequação, eficácia e competência. Bandura foi um dos autores que realizaram diversos estudos sobre a Auto-eficácia. Os seus estudos evidenciaram que as pessoas com um elevado índice de auto-eficácia acreditam ser capazes de lidar com os diversos acontecimentos da sua vida. Estas pessoas imaginam-se capazes de ultrapassar obstáculos, procuram desafios e persistem para os vencer. Por outro lado, as pessoas com baixos índices de auto-eficácia tendem a sentir-se inúteis e desconfiam da sua capacidade para ultrapassar obstáculos. Estas pessoas tendem a desistir facilmente face a um obstáculo, por não acreditarem que a sua atitude faça diferença.
Em investigações mais recentes tem-se associado a auto-eficácia à prestação escolar de crianças e à prestação profissional de adultos. Segundo este conceito, a Auto-eficácia regula o comportamento de um indivíduo sendo determinante para as tarefas e desafios que estes indivíduos escolhem, bem como o esforço e persistência com que a realizam.
Bandura realizou muitas pesquisas sobre a auto-eficácia, descrita como o senso de auto-estima ou valor próprio, o sentimento de adequação, eficácia e competência para enfrentar os problemas.Seu trabalho demonstrou que as pessoas com grau elevado de auto-eficácia acreditam ser capazes de lidar com os diversos acontecimentos da vida. Elas imaginam ser capazes de vencer obstáculos, procuram desafios, persistem e mantêm um alto grau de confiança na sua capacidade de obter êxito e de controlar a própria vida.
As pessoas com baixo grau de auto-eficácia sentem-se inúteis, sem esperança, acreditam que não conseguem lidar com as situações que enfrentam e que têm poucas chances de mudá-las. Diante de um problema, tendem a desistir na primeira tentativa frustrada. Não acreditam que sua atitude faça alguma diferença nem que controlam e podem mudar o