Empregabilidade
A adequação profissional está diretamente ligada à vocação. Vocação é o talento, ou seja, aptidão de desenvolver alguma atividade que o faz realizado. E para isso é necessário ligar seu canal energético, físico mental e espiritual com áreas ligadas às suas características. E adequar é ajustar. Então, adequação profissional é ajustar a profissão à sua vida pessoal, sua vocação, seu talento. “Para ter motivação e prazer no trabalho, é preciso estar na profissão certa. Exercer uma atividade que corresponda à sua vocação.” Muitos profissionais por um motivo ou outro estão ás voltas com atividades que não correspondem á sua vocação, e o melhor neste caso, é adotar uma atitude positiva de busca de convergência entre o trabalho e a vocação, mesmo que seja necessário trocar de emprego ou atividade, não existe nada pior que um trabalho feito por obrigação , aquele para qual não se tem jeito, não gosta.
Competência Profissional
A competência profissional corresponde às habilidades e conhecimentos desenvolvidos e adquiridos ao longo da vida, como, por exemplo, a formação escolar e os treinamentos. Cada aprendizado faz parte da rotina, do dia-a-dia. Apenas o fato de estarmos ativos no mercado de trabalho é uma fonte de aprendizado.
Quem descuida de sua qualificação e atualização perde a “atratividade”, não desperta atenção. Grande parte dos demitidos são pessoas que se acomodam em seus empregos. São pessoas honestas, trabalhadoras, mas que pararam e se desprepararam para enfrentar as novas exigências.
O profissional atual, empregado ou não, tem que ir atrás das informações, comprar livros revistas especializadas, participar de seminários, palestras, exposições. Tem que ter humildade de aprender com o que está a sua volta, fazer perguntas e saber ouvir.
Um aspecto importante é a divulgação, ou seja, é necessário se posicionar como um solucionador de problemas e a disposição do mercado, saber vender o seu trabalho, fazer o seu