Empregabilidade e Empresabilidade: Um Desafio ao Profissional Contemporâneo
O presente artigo vem discutir e despertar a importância que devemos dar a empregabilidade e a empresabilidade neste mundo globalizado, com mercado cada vez mais competitivo. Ressaltando que devemos nos preparar e nos adaptar a esta nova realidade, nos qualificando e nos aperfeiçoando a cada dia. Discutiremos porque se fala tanto em desemprego e ao mesmo tempo nos deparamos com tantas propostas de vagas dentro de organizações, porque que isto acontece? O artigo mostrará o valor que devemos dar ao ambiente educacional, e as empresas dispostas a oferecer oportunidade de crescimento ao seu funcionário, desenvolvendo seus potenciais. Através deste artigo, concluímos que o momento é de reflexão, tanto para os profissionais quanto para os empresários que estão atuando como para os que irão ingressar.
INTRODUÇÃO
No futuro haverá muito trabalho e pouco emprego. Verdade ou simples especulação, o fato é que a empregabilidade não é para amanhã ou depois, é para ontem!
Primeiramente, o que é empregabilidade? O termo deriva do inglês employability, e significa ter capacidade ou habilidade para manter-se empregado ou tornar-se empregado. Em outras palavras, significa ser bom o suficiente para achar emprego a qualquer hora, em qualquer lugar.
A crise do emprego transborda no Brasil e no mundo para a crise da empregabilidade. Resumidamente, este fenômeno trata da falta de qualificação profissional dentro de um mercado de trabalho em ebulição. Não raro, há vagas oferecidas que não estão sendo preenchidas em decorrência do "analfabetismo profissional" dos pretendentes. As profissões e as qualificações estão sofrendo transformações e quem não mudar junto com elas perderá o bonde do emprego que passa. Isto é valido para o nível operacional ou para o comando da empresa.
Para muitos profissionais, a idéia de encarar novos desafios fora dos padrões normais de emprego chega a ser assustadora. Por conta disso, consultores em recolocação falam cada vez mais sobre