Empreendimentos
Com um setor que cresceu 16,9% e faturou R$ 88,8 bilhões no último ano, não é se esperar que as franquias sejam o canal mais fácil e seguro para quem deseja começar a empreender. Mas diante de tantas propostas e ofertas, surgem inúmeras dúvidas, como em qual setor investir, qual o valor que deverá ser disponibilizado, como achar o ponto comercial ideal, entre outras questões.
Para auxiliar aqueles que estão com dúvidas relacionadas ao universo do franchising, Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e de franquias elencou pontos importantes que devem ser levados em consideração:
A escolha do negócio ideal: tão importante quanto uma boa localização para seu negócio é administrar algo que esteja relacionado ao seu perfil. É preciso, antes de tudo, entender que seu empenho estará diretamente ligado ao sucesso – ou não – do negócio. Orientação profissional pode ser um importante aliado para evitar mais riscos aos seus investimentos.
Busque todas as informações possíveis: é necessário coletar o máximo de informações possíveis tanto da franquia quanto do mercado que você irá atuar. Seja na internet, revistas especializadas, jornais de economia, consultores, além do franqueador. Toda informação é válida, mas cuide-se para não se atrapalhar em tantos dados. Visite também os franqueados de outras unidades para conhecer vantagens e desvantagens da franqueadora.
E o dinheiro? O empresário ou franqueado precisa ter um capital para investir em seu negócio e fazer o mesmo acontecer. Uma alternativa, quando for diagnosticado que o caixa está mais baixo que o previsto, é reduzir custos, refazer o planejamento, ser criativo e reinventar seu negócio. Em último caso, planejar a aquisição de empréstimos mais baratos.
Veja e reveja as taxas: muitos interessados em ingressar no segmento não sabem diferenciar as taxas que existem no universo do franquias. Investimento inicial é diferente