Empreendimento Multifuncional
Conceito
A proposta de projeto para o café baseia-se em formas simples que componham os aspectos fundamentais para total compreensão do partido arquitetônico e programa de necessidade. Como conceito, serão usadas formas suaves e minimalistas, em linhas retas, formando um conjunto de três cubos, os quais sua disposição explorará o aproveitamento do seu espaço interno, ornando com ambiente externo, para maior conforto aos clientes. A iluminação se dará por aberturas que irão explorar a junção das formas cúbicas. Partido.
As formas cúbicas usadas permitirão pé-direito alto, valorizando a ventilação e iluminação do local.
O projeto será composto por três cubos de tamanhos e alturas diferentes. O mezanino fará a integração de dois deles.
A escada, permanecendo no conceito de iluminação natural, será envolta por uma estrutura de vidro e aço, a qual permitirá ampla quantidade de luz que adentrará ao edifício, além da amplitude a visão externa e interna. Estrutura simples e convencional com uso de concreto aparente sustentado por estrutura metálica.
As formas que serão usadas propiciarão espaços livres e abertos sem interferir no conforto sonoro e visual. Na implantação, valorizará a forma pouco convencional e ousada, ainda que minimalista.
CAPÍTULO 1
DEFINIÇÃO DO TEMA
1.1 Tema: Cafeteria e Musica
O café
A palavra café vem do árabe Kahoua ou Qahwa, o excitante, e designa o fruto do cafeeiro. Essa planta é originária da Etiópia, no centro da África, onde faz parte da vegetação natural. Por meio dela, prepara-se uma bebida por infusão de água quente com seus grãos torrados e moídos. Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional de café e o segundo maior consumidor, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Origem das cafeterias
As primeiras cafeterias, conhecidas como Kaveh Kanes, surgiram em Meca, na Arábia Saudita, no final