EMPREENDERORISMO
Marcieli Zamban
Empreendedorismo como fator de desenvolvimento.
Assistindo a palestra com o prefeito Seger Menegaz onde foi abordado o Tema Empreendedorismo como fator de desenvolvimento, onde ele destaca que Tapejara é conhecida como a terra do empreendedorismo, temos na cidade aproximadamente 20 mil habitantes, em torno de 167 industrias e mais de 1000 empresas do comércio em geral segundo dados da secretaria da fazenda.
Seger contextualiza um pouco sua história que é descendente de família italiana, onde começou numa pequena indústria de móveis da família, continua até hoje e também conta com loja de vendas.
Segundo Seger os principais fatores para sucesso, é ter foco definido e fazer estudo da viabilidade do negócio. As pessoas saim de Tapejara para estudar e não voltavam a partir de 1980 começaram a estudar e voltaram para aplicar o conhecimento nas pequenas empresas das famílias fazendo essas empresas crescerem, tudo que se apreende tem o momento certo para ser aplicado. Cita que em Tapejara temos industrias de chocolate bem desenvolvidas, metal mecânico, vestuário, plástico, agroindústrias entre outras.
Respondendo a pergunta do entrevistador Seger elege moralidade e legalidade como princípios básicos, planejamento com firmeza foco e determinação, considera também que o setor publico é mais lento que o setor privado por causa da burocracia por isso é preciso haver um bom planejamento
Sobre as esferas federal e estadual Seger ao qual o município depende, considera ser importantíssimo a reforma tributária, pois no município o contato da população é mais viável, considera que a distribuição é um tanto limitadora, acesso aos recursos federais é um processo demorado, ainda mais em municípios pequenos,
Destaca que o perfil do Gestor Publico na esfera do município, é o gosto pela profissão determinação comprometimento.
Respondendo a uma pergunta da plateia considera que Investir em