Empreendenorismo
6512 palavras
27 páginas
12. O PROCESSO EMPREENDEDOR
“O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a revolução industrial foi para o século XX”
JEFREY TIMMONS, 1990
2.1 A REVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO
O mundo tem passado por várias transformações em curtos períodos de tempo, principalmente no século XX, quando foi criado a maioria das invenções que revolucionaram o estilo de vida das pessoas. Geralmente essas invenções são frutos de inovações, de algo inédito ou de uma nova visão de como utilizar coisas já existentes, mas que ninguém anteriormente ousou olhar de outra maneira. Por trás dessas invenções, existem pessoas ou equipes de pessoas, com características especiais, que são visionárias, que questionam, que arriscam, que querem algo diferente, que fazem acontecer, que empreendem. Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonada pelo que fazem, não se contentam em ser uma na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado. Uma vez que os empreendedores estão revolucionando o mundo, seu comportamento e o próprio processo empreendedor devem ser estudados e entendidos.
Alguns conceitos administrativos predominaram em determinados períodos do século XX, em virtude de contextos sócio-políticos, culturais de desenvolvimento tecnológico, de desenvolvimento e consolidação do capitalismo, entre outros.
O papel do empreendedor foi sempre fundamental na sociedade. Então, por que o ensino do empreendedorismo está se intensificando agora? O que é diferente do passado? Ora, o que é diferente é que o avanço tecnológico tem sido de tal ordem, que requer um número muito maior de empreendedores. A economia e os meios de produção e serviços também se sofisticaram, de forma que hoje existe a necessidade de se formalizar conhecimentos, que eram apenas obtidos empiricamente no passado.
Portanto, a ênfase em empreendedorismo surge muito mais como