Empreendedorismo
DISCIPLINA: EMPREENDERORISMO
Prof.º Noemia Carneiro de Araújo
Atividade Virtual 01
Luis Antonio Serpa Sant’ Anna
Salvador
2012
Questao 01
Empreendedorismo, em linhas gerais é uma palavra que designa o processo de empreender. Segundo Shane E VenKataraman (2000 apud BARON; SHANE, 2007, p.6) O empreendedorismo é uma área de negócios que busca entender como surgem as oportunidades para criar algo (novos produtos e serviços, novos mercados, novos processos de produção ou matérias-primas, novas formas de organizar as tecnologias existentes);como são descobertas ou criadas por indivíduos específicos que, a seguir, usam meios diversos para explorar ou desenvolver essas coisas novas, produzindo assim uma ampla gama de efeitos. Já Mendes (2009, p.13) entende que empreendedorismo como “processo de criação de valor e mudança de comportamento no mundo dos negócios por meio da inovação de serviços ou produtos oferecidos”.
Levando em conta a bibliografia acadêmica existente percebemos que o termo empreendedorismo pode ser abordado e estudado em pelo ou menos três óticas distintas e complementares: * Empreendedorismo como estudo da capacidade individual das pessoas de transformar ideias criativas em oportunidades de negócios; * Empreendedorismo como o processo de constituição de novas iniciativas empresarias; * Empreendedorismo como um processo social capaz de desconcentrar a riqueza e de contribuir para o bem estar da coletividade.
Segundo SCHUMPETER (1949 apud DORNELAS, 2001, p.37) “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais”. Já para DORNELLAS (2001, p.37) “O empreendedor é aquele que faz acontecer, antecipa-se aos fatos e tem uma visão futura de organização”. TIMMONS (1994 apud DOLABELA, 2003 p.37) diz que “O empreendedor é alguém capaz de