Empreendedorismo
VALINHOS
2013
Capítulo 1 – Introdução
O Empreendedorismo tem sido destacado no Brasil, tendo mais intensidade no final da Década de 90.
No Brasil, a criação de pequenas empresas com grande duração e a luta que elas demonstram para que seus empreendimentos não diminuam, dão motivos para que produza mais popularidade e receba uma ótima atenção pelo governo.
Com a globalização, grandes empresas tiveram que procurar várias alternativas para manter-se no mercado.
A maior parte dos negócios criados é feita pelos empresários. Eles nem sempre possuem o conhecimento necessário em gestão de negócios e algumas empresas com o passar do tempo acabam falindo.
Com o índice de desemprego alto, muitas pessoas que não encontravam um emprego, acabavam abrindo seu próprio negócio e com isso vinham os problemas quando não se tem a preparação e o planejamento suficiente para se abrir um negócio, como por exemplo os impostos ou a alta taxa de juros.
Capítulo 2 – O processo do Empreendedor
O Empreendedorismo vem acompanhando as mudanças ao longo do tempo. O avanço tecnológico cresceu tanto que o mercado está precisando de um número maior de empreendedores.
Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação, são apaixonadas pelo que fazem, querem ser reconhecidas e admiradas.
O empreendedor de sucesso possui características extras, além dos atributos do administrador. De uma ideia surge uma inovação e de uma inovação surge a empresa. Eles têm ideias extravagantes, sabem tomar decisões, eles fazem a diferença. Conseguem explorar ao máximo as oportunidades que são dadas, são dinâmicos e determinados no que querem fazer, dedicação e organização do empreendedor também é muito importante para um bom funcionamento da nova empresa. Os empreendedores são organizados, gostam de assumir riscos e conseguem criar um valor importante para a sociedade.
O empreendedorismo é o conjunto de pessoas que se envolvem e levam a transformação de novas ideias