Empreendedorismo
Aula 1
A origem do conceito de empreendedorismo está nas obras de Cantillon (sec. XVIII). Para ele, o empreendedor era aquele que comprava matéria-prima por um preço certo para revendê-la a preço incerto. Ele entendia, no fundo, que, se o empreendedor lucrara além do esperado, isto ocorrera porque ele havia inovado: fizera algo de novo e de diferente.
Em resumo: O termo empreendedor vem do inglês entrepreneur — significa aquele que assume riscos e começa algo novo. O empreendedor é a pessoa que consegue fazer os planos acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tem desenvoltura para a área financeira e além de uma capacidade de identificar as oportunidades.
O empreendedor de Schumpeter tem o papel de atuar como empreendedor dentro de uma organização, e o denominamos "intra-empreendedor".
Para Peter Drucker (1986), com base na análise do ambiente o indivíduo empreendedor procura criar novos valores e satisfações novas e diferentes, convertendo um material (informação) em um recurso (conhecimento) ou combinando os recursos existentes para uma nova configuração. temos de lembrar que o empreender está intimamente ligado a administração e gestão.
Hoje os conceitos estão atrelados a globalização e a facilidade que esta trouxe em obter informações rapidamente e com isso o empreendedor pode detectar tendências que podem ser trabalhadas a nível local.
Toda empresa tem sua organização e ao empreender você também vai organizar a sua sob algum princípio. Atualmente a administração e gestão estão centradas nas teorias que envolvem o conhecimento.
NOVAS CONCEPÇÕES DE CAPITALISMO E TRABALHO
O conceito de Capitalismo cognitivo está ligado ao de trabalho imaterial, elaborado por Antonio Negri e Michel Hardt, no livro Multidão: “A cena contemporânea do trabalho e da produção, como explicaremos, está sendo transformada sob a hegemonia do trabalho imaterial, ou seja, trabalho que produz produtos imateriais, como a informação, o conhecimento,