EMPREENDEDORISMO

3494 palavras 14 páginas
2.0 Desenvolvimento
2.1 Antes de tudo o que é ser empreendedor
Ser empreendedor é possuir algumas das características como criatividade, pró-atividade, capacidade de organização, planejamento, responsabilidade, capacidade de liderança, habilidade de trabalhar em equipe, assumir riscos - calculados, controlar resultados, ter uma visão de futuro, aproveitar as oportunidades, ser agente de mudança, ser resiliente, saber ouvir, facilidade em comunicação e encarar os possíveis fracassos como uma oportunidade de aprender e ser melhor.
Segundo Augusto Cury:
"Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la."
2.2 Criatividade
Conhecimento é a matéria-prima das novas ideias. O individuo criativo é alguém com bagagem de conhecimentos, mas isso não basta. A verdadeira chave para se tornar criativo está no que se faz com o conhecimento. São as atitudes que definirão se o indivíduo é mais ou menos criativo e é em torno das suas atitudes que o empreendedor desenvolve e amplia seu potencial criativo, bem como de seus colaboradores (CHER, 2008).
Criatividade vem de criar, que significa “dar origem a”, “produzir”, “inventar”. É o processo que resulta no surgimento de um novo produto, serviço ou comportamento, aceito como útil, satisfatório ou de valor em algum momento. Assim, criar será inovar, e não haverá campo no qual a inovação não possa produzir efeitos, seja no modo de pensar, de agir, não agir, falar, trabalhar, entregar ou distribuir. (…) Onde houver um padrão e um costume haverá possibilidade de inovação, pois

Relacionados