Empreendedorismo
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – UMA NOVA
METODOLOGIA
Jerônimo Pereira dos Santos, José Yvan Pereira Leite e André Luis Calado Araújo
Professores do CEFET-RN, Núcleo de Incubação Tecnológica – Diretoria de Pesquisa –
CEFET-RN.
jeronimo@cefetrn.br; leite@cefetrn.br; acalado@cefetrn.br
Trabalho apresentado no Congresso Nacional da ANPROTEC -2005
RESUMO
Este trabalho apresenta as políticas desenvolvidas pelo Centro Federal de Educação
Tecnológica do Rio Grande do Norte para consolidar uma cultura de pesquisa visando à formação de atitudes empreendedoras associada com a inovação tecnológica. O ambiente para disseminar esta triangulação, ensino de qualidade voltado para pesquisa, está baseado na produção intelectual e de produtos. A discussão da importância da geração de produtos é apresentada através da disponibilidade da prestação de consultorias através da empresa júnior, a qual possibilita o contato com o mercado, seguida da identificação de demandas.
Estas podem ser elementos geradores de iniciativas para a criação de empresas que a
Instituição identifica e a estimula para a incubação no Núcleo de Incubação Tecnológica do CEFET-RN, as quais são atendidas objetivando a sua consolidação com treinamentos gerenciais e apoio tecnológico visando sua sustentabilidade.
Palavras-chave: Empreendedor; iniciação cientifica; inovação tecnológica, incubadora.
Holos, Ano 21, dezembro 2005
36
SANTOS et al., 2005
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – UMA NOVA
METODOLOGIA
INTRODUÇÃO
As políticas realizadas pelas várias Instituições públicas e privadas para alavancar um desenvolvimento integrado, do plano local para o global, associado à otimização dos parcos recursos disponíveis pela sociedade brasileira se caracterizam pela ineficiência.
O fim do ciclo da Revolução Industrial, o mundo do trabalho vem passando por transformações que se configuram no ingresso em uma nova etapa do processo de produção de bens e serviços e das relações de