Empreendedorismo
As mudanças no mercado de trabalho não param e o bom profissional deve tirar proveito disso. Uma boa oportunidade pode provocar uma virada ou até melhorar, e muito, a vida profissional e pessoal dos indivíduos. Portanto, dentro deste contexto, as constantes mudanças na economia mundial têm alterado significativamente o comportamento-social, tecnológico e produtivo da sociedade moderna. Com características sem antecedentes na história, o homem de hoje encontra-se em meio a verdadeiras transformações que o levam a mudar constantemente a sua visão de mundo, a sua forma de pensar e agir, tornando cada vez mais urgente uma readaptação aos novos costumes.
Em uma economia globalizada onde se alteram constantemente, os modos de produção, as tecnologias utilizadas e até mesmo o perfil do consumidor, mais do que nunca é necessário que empresas, empresários mais principalmente as pessoas, para obterem seus espaços tenham um “ESPÍRITO EMPREENDEDOR”.
Ser empreendedor, saber criar, desenvolver e adaptar técnicas inovadoras já não é mais uma simples condição para se vencer na vida profissional e pessoal. Mas é uma condição que todos que almejam alcançar um diferencial em suas atividades, devem buscar desenvolver.
Em poucas décadas, a sociedade se reorganiza – muda sua visão de mundo, seus valores básicos, sua estrutura social e política, suas artes, suas instituições fundamentais. Cinqüenta anos depois, há um mundo novo. E as pessoas jovens, então, nascidas não conseguem nem imaginar o mundo em que seus avós viveram e no qual seus próprios pais nasceram (Drucker 2002).
Diante desse contexto, uma das conseqüências imediatas de todas essas transformações que vêm ocorrendo no cenário econômico mundial é o aumento crescente dos índices de desemprego. Milhões de pessoas estão sendo colocadas às margens do mercado de trabalho. Diante disso, torna-se necessária a qualificação dessas pessoas para atuarem de forma efetiva na sociedade, como agentes de mudanças e como