Empreendedorismo
Base teórica
Texto adaptado por Alexandre Pajola:
** Os primeiros passos de uma start-up
Empresários e investidores ensinam os requisitos para se criar uma jovem empresa de internet e obter capital inicial.
Durante os dois dias de duração do Jungle Training, evento ocorrido no mês passado em São Paulo, investidores e empresários que já conseguiram investimento para seus projetos debateram quais seriam os passos necessários para o sucesso de uma start-up.
A platéia, com cerca de 400 pessoas, era formada em sua maioria por jovens empresários e teve a oportunidade de saber o que os investidores analisam quando decidem em qual projeto irão injetar o capital que têm disponível para o Brasil e América Latina.
Dedicação total
A importância de mergulhar de cabeça no projeto foi mencionada por Sérgio Kuliuovsky, da NetTrade, que foi comprada pelo Patagon. No início sua empresa possuía uma pequena estrutura e necessitava dedicação integral. Alguns dos primeiros contratos fechados com clientes de sua corretora foram entregues por ele mesmo, quando voltava à noite para casa de moto.
Kuliuovsky ressaltou também a importância de ser o primeiro a lançar o produto. Para o lançamento, não é necessário que o projeto esteja 100%; se atender a 95% das expectativas já deve ser lançado. A escalabilidade do produto também deve ser levada em conta, para poder suportar um repentino aumento de acessos.
Qualidade da equipe
A equipe que compõe o projeto foi citada por diversos palestrantes como o ponto fundamental para o sucesso de uma start-up e a obtenção de recursos de investidores. Jan Boyer, do SoftBank, enumerou os atributos necessários para o sucesso da equipe: capacidade de execução, velocidade e dinamismo para gerar e aproveitar oportunidades, experiência em start-ups, conhecimento do mercado, capacidade e flexibilidade para atrair outros talentos, pessoas com conhecimentos complementares e o compromisso com o