Empreendedorismo
O conceito de empreendedorismo é muito subjetivo, todos parecem conhecer, mas não conseguem definir realmente o que realmente é. Essa subjetividade pode ser devido as diferentes concepções ainda não consolidadas sobre o assunto ou por se tratar de uma novidade, principalmente no Brasil, onde o tema se popularizou a partir da década de 90. A ascensão do empreendedorismo vem paralelamente ao processo de privatização das grandes estatais e abertura do mercado interno para concorrência externa. Daí a grande importância de desenvolver empreendedores que ajudem o país no seu crescimento e gere possibilidade de trabalho, renda e maiores investimentos.
Por isso, propôs- se apresentar o que é o empreendedorismo, seu histórico, características de um empreendedor, programa e ambientes desenvolvidos para oferecer apoio a esse empreendedor, bem como apontar as similaridades e diferenças entre o empreendedor e o administrador, a fim de destacar a importância de assumir ambos os papéis.
1.1 HISTÓRICO E DEFINIÇÃO
A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo. Apesar de o empreendedorismo estar cada vez mais em evidência nos artigos, revistas, internet, livros e aparentar ser um termo “novo” para os profissionais, esse é um conceito antigo que assumiu diversas vertentes ao longo do tempo.
Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram no século XVII, nessa época o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos. Richard Cantillon, importante escritor e economista do século XVII, é considerado por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros a diferenciar o empreendedor (aquele que assume riscos), do capitalista (aquele que fornecia o capital).
No século XVII o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, provavelmente devido ao