Empreendedorismo
“Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico de um país”.Esta é a conclusão do Global Entrepreneurship Monitor( Gem),um consórcio de pesquisa,sem fins lucrativos,liderado pelo Babson College of Boston,cujo foco de suas pesquisas é o movimento empreendedor em todo mundo.
Por meio da iniciativa de alguns e da ousadia de outros, o Brasil esta se tornando um país que cada vez mais se abre ás pequenas empresas e aprende a adotar um espírito empreendedor. Esse cenário, aliado ao rápido desenvolvimento da tecnologia, faz com que cresça intensamente o número de pessoas interessadas em ter um negócio próprio no setor tecnológico.
Na edição GEM 2008,o Brasil ocupou a 13ª posição no ranking mundial de empreendedorismo.O Brasil surge como o terceiro País com a maior população de indivíduos desempenhando atividades empreendedoras,atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos.Porém,trata-se de elevado índice de empreendedores por necessidade que ,em geral,desenvolve produtos ou serviços já existentes no mercado com baixos índices de inovação.
Para os especialistas consultados pela pesquisa,um fator que cria obstáculos á geração de inovação é a fragilidade do sistema brasileiro de apoio á inovação,da estrutura de apoio formal á elaboração,orientação e acompanhamento de projetos e da estrutura de financiamento ás empresas.
Distribuição de Empreendedores na sociedade
Uma pequena parte das pessoas nasce com capacidades empreendedoras inato-intrínsecas, enquanto outra parte pode ser influenciada pela educação e pela cultura, isto é, por fatores extrínsecos.É neste sentido que acreditamos que uma cultura empreendedora não só é apenas fundamental,como deve ser promovida,para alimentar o círculo virtuoso.
Mas para melhor compreendermos esta situação em primeiro lugar temos de levantar a questão:
Quem é um empreendedor? Se aceitarmos a noção de que um empreendedor é uma pessoa que trabalha por conta própria, então