empreendedorismo
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA
Administração
Introdução ao Pensamento Empreendedor
Percepção e prática do empreendedorismo no ambiente acadêmico.
Para você o que é empreendedorismo?
Empreendedorismo, é criar novos produtos, novas idéias, novos conceitos afim de obter maior satisfação no seu resultado. Um empreendedor não tem medo de arriscar, busca sempre realizar seus sonhos, mesmo que sem nenhuma segurança de aquele projeto, ideal, seja realmente provável.
Apesar da maior parte da população rotular o empreendedor como aquele que cria um negócio próprio, todas as pessoas que queiram fazer a diferença e agregar valor para a sociedade podem ser consideradas como uma pessoa empreendedora. Desse modo, você se considera uma pessoa empreendedora?
Acredito, que toda pessoa que utiliza de meios criativos, inovadores para bem próprio e bem comum de um todo, no caso a favorecer um grupo de pessoas, ou até mesmo a sociedade pode sim ser considerado um empreendedor. No meu caso como educadora, tento ao máximo ser uma empreendedora, tendo em vista que desde o início de minha formação trabalhei com várias realidades adversas no âmbito educacional, lidando com os mais variados caso de precariedade tanto por parte financeira como condições físicas, portanto a cada dia que entrava (e hoje entro) em uma sala de aula devo buscar mecanismo diferentes para atender as variáveis que contém no meu contexto escolar, trazendo inovações mesmo com recursos escassos, buscando maneiras diferentes para explicar um mesmo conteúdo, para isso tendo que estar em constante mudança fazendo muitas buscas e pesquisas.
O relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) – Monitor Global do Empreendedorismo, realizado em 37 países em 2002, apontou que as mulheres brasileiras são bastante empreendedoras. A proporção é de 40% umas das maiores entre todos os 37 países participantes do levantamento.
Fonte: