empreendedorismo
Empreendimentos sociais que utilizam a arte como forma de mudança*
..................
.................................................................................................................................
Marcelo Tyszler**
S U M Á R I O : 1. Introdução; 2. Problema de investigação e metodologia;
3. Arte como forma de mudança social; 4. Conclusões.
S U M M A R Y : 1. Introduction; 2. The problem under investigation and methodology; 3. Art as a form of social change; 4. Conclusions.
P A L AV R A S - C H AV E : empreendimentos sociais; terceiro setor; cultura; arte.
K E Y W O R D S : social enterprises; third sector; culture; art.
Este artigo se propõe a conhecer, analisar e sistematizar, crítica e estrategicamente, o que diferencia os empreendimentos sociais que atuam por meio da arte para obter mudança social, a partir de um estudo qualitativo. A parte inicial aborda a fundamentação teórica, enfocando prioritariamente o conceito de empreendedorismo social. Em seguida, o artigo apresenta o segmento a ser estudado, trazendo as principais sistematizações e constatações feitas a partir do estudo do material inicialmente apresentado, em conjunto com uma série de entrevistas realizadas com gestores desses empreendimentos e agentes de instituições de apoio. As principais características desses empreendimentos são: apelo diferenciado, audiência ampliada, concretização, crença e formação dos gestores, preservação/identidade cultural. Por outro lado, os principais desafios são: consolidação da arte como forma de mudança social, mensuração de resultados e atuação em rede.
* Artigo recebido em ago. 2006 e aceito em mar. 2007.
** Bacharel em administração pela FEA/USP mestre em administração pública pela Eaesp/
,
FGV Professor no Centro de Estudos de Política e Economia do Setor Público (Cepesp), da
.
Escola de Economia de São Paulo, da FGV Endereço: Rua Afonso de Freitas, 287, ap. 82 — CEP
.
04006-05, São