Empreendedorismo
1. Saber se uma oportunidade realmente é tentadora não é fácil, pois estão envolvidos vários fatores, entre eles o conhecimento do assunto ou o ramo de atividade em que a oportunidade está inserida, seu mercado, os diferenciais competitivos do produto ou serviço para a empresa etc.
Antes de partir para análises estratégicas e financeiras detalhadas, definição do processo de produção, identificação de necessidades de recursos financeiros e pessoais, ou seja, antes da concepção de um plano de negócios completo, o empreendedor deve avaliar a oportunidade que tem em mãos, para evitar despender tempo e recursos em uma idéia que talvez não agregue tanto valor ao negócio nascente ou já criado.
Resumindo, o empreendedor não deve colocar a “carroça na frente dos bois” e deve focalizar a oportunidade correta! Mas como identificar e selecionar a melhor oportunidade? Qualquer oportunidade deve ser analisada, pelo menos, sob os seguintes aspectos: 1. Qual o mercado ela atende? 2. Qual o retorno econômico que ela proporcionará? 3. Quais as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?
4. Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?
5. Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?
Fonte http://empreendedorismo.wordpress.com/2007/04/14/avaliando-uma-oportunidade/ Acesso em 02/04/2014
2. Os mercados de maior potencial e que possam trazer bom potencial de crescimento são os mais atrativos para a criação de novos negócios, pois possibilitam o crescimento rápido na participação de produto ou serviço e o estabelecimento de uma marca forte, já que existe maior demanda por parte dos consumidores.
Deve-se também atentar para a estrutura desse mercado, mas especificamente para as seguintes características,