Empreendedorismo
Tatiane da Silva Oliveira
Prof. Deize Castioni Novello
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Técnologo de Gestão de Recursos Humanos (RHU0064) – Prática Módulo II
12/11/2012
RESUMO
Este artigo apresenta o empreendedorismo como a criação de algo novo a partir da identificação de uma oportunidade, a dedicação e persistência e a ousadia aparecem como atitudes imprescindíveis neste processo para obter os objetivos pretendidos. Os riscos naturalmente presentes no empreender, deverão ser previstos e calculados.
É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano, gerando novos métodos, bens e novos produtos, gerando riquezas e destruindo a ordem econômica existente pela introdução de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.
Palavras-chave: Idéias. Solução. Inovação. Riscos. Mercado.
1 OBJETIVO GERAL * Definir empreendedorismo, seu histórico, formação e característica e comparar empreendedor x administrador.
2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS * Identificar o empreendedorismo no Brasil. * Compreender um plano de negócios.
3 INTRODUÇÃO
O empreendedorismo é muito subjetivo, todos parecem conhecer, mas não conseguem definir realmente oque seja. A ascenção do empreendedorismo vem paralelamente ao processo de privatização das grandes estatais e abertura do mercado interno para concorrência externa. Daí a grande importância de desenvolver empreendedores que ajudem o país no seu crescimento e gere posssibilidade de trabalho, renda e maiores investimentos.
Por isso neste artigo propôs-se apresentar qual a definição de empreendedorismo, seu histórico, formação e características, bem como identificar o empreendedorismo no Brasil, como ele é embasado e de que forma se apresenta.
Veremos também as similidades e diferenças entre empreendedor e administrador, destacar a importância de assumir ambos os papéis, quais seus desafios e como agir