empreendedorismo
A origem da escola clássica da Administração se deu com Descartes, com seu pensamento filosófico positivista, no século XVII, quando o mesmo negou o conhecimento baseado em costumes e tradições substituindo-os pela racionalização. Essa racionalização do trabalho, com o advento das máquinas, tornou o trabalho mais eficiente, mas somente no século XX foi realizada a racionalização da organização e execução do trabalho. O pensamento central da Escola de Administração Científica ou Escola Clássica, se resume em afirmar que alguém será bom administrador quando seus passos forem planejados, organizados e coordenados, de maneira cuidadosa e racional. (MOTTA)
Também é importante ressaltar em relação à Escola Clássica a Revolução Industrial, pois com a criação da máquina a vapor ocorreu uma racionalização do trabalho, ocorrendo desta forma um crescimento acelerado e desorganizado da produção. Todas essas mudanças ocasionaram consequentemente um grande crescimento das cidades, com o êxodo rural, a chamada Revolução Urbana. (CHIAVENATO)
2. Principais figuras/pensadores:
- Frederick Taylor: Foi um engenheiro, com formação norte-americana, cuja primeira atividade profissional fora de mestre em uma fabrica. Em 1884, quando foi promovido a mecânico-chefe começou a se ocupar mais com experiências destinadas a aumentar a eficiência do trabalho na empresa. Em 1906 foi eleito presidente da Associação Americana de Engenheiros. Taylor preferia a experiência e a indução ao método dedutivo, assim interessando-se pelo trabalho na linha de produção. Em relação as suas publicações deve-se ressaltar o livro Shop Management em 1903 e em 1911, seu livro mais conhecido, "Princípios de Administração Cientifica".
- Termos e movimentos: O estudo de termos e movimentos permite a racionalização dos métodos de trabalho do operário e a fixação dos tempos padrões para a execução das tarefas. Era cronometrado o tempo de cada etapa de produção para