Empreendedorismo
1º SEMESTRE
ALUNOS: ANA FLORÊNCIA DA C. SILVA PAULO SÉRGIO C. DA SILVA
EMPREENDEDORISMO
ESTUDO DE CASO
SOUTHWEST AIRLINES
QUESTÕES
1- Quais as principais oportunidades no setor de empresas aéreas que a Southwest capitalizou? Que ameaças ela evitou?
R. A Southwest é mestra em voos de baixo custo e sem luxo, algo que chama a atenção de consumidores que precisam fazer constantes viagens rápidas dentro do país a trabalho. Baixando o seu custo operacional, a empresa pode oferecer passagens mais baratas, sendo bastante competitiva perante as outras empresas, colocando-se numa posição única para lidar com as guerras de preços e dessa forma sempre obter lucros.
2- Quais os pontos fortes e as competências centrais que a Southwest tem alavancado para ser bem sucedida? A Southwest possui pontos fracos? São eles prejudiciais para seu sucesso? Sim ou não e por quê?
R. Os pontos fortes da empresa são o baixo custo operacional e a relação que a empresa tem com seus funcionários, uma vez que sua rotatividade é baixa. O que tem alavancado o sucesso da empresa é o fato de concentrar suas viagens em rotas curtas, frequentes, domésticas e com escalas, também o fato de utilizar os pequenos aeroportos que são mais baratos e geralmente mais convenientes para passageiros em viagens a negócios. A Southwest tem como ponto fraco o fato de não ter rotas internacionais. Isso não chega a ser prejudicial, porém não deixa a empresa se tornar mais conhecida.
3- Se você fosse designado para competir com a Southwest, como faria? Quais as estratégias competitivas que adotaria?
R. Adotaria a mesma política de baixos custos operacionais e uma ótima relação com meus funcionários, para fazer com que se sintam bem a satisfeitos no local de trabalho. Trabalharia com reservas de poltronas pela internet, mediante a confirmação do pagamento, com reembolso de 70% em caso de não comparecimento, iria expandir um pouco mais o marketing