Empreendedorismo
Administração de Empresa
Comportamento Organizacional
Jaqueline Michaelsen dos Santos RA: 8375831999
Danubia Duarte Pereira RA: 8981246773
Aline Mara Pacheco RA: 8743120398
Fabiane Antunes de Oliveira RA: 8097914141
Desafio Profissional
Tutora Ead: Daiane Boff
Caxias do Sul, 22 de Abril 2014.
ANÁLISE AMBIENTAL (ANÁLISE SWOT)
Segundo Kotler (2007), a avaliação geral dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças de um negócio é denominada análise SWOT (dos termos em inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats), que consiste em uma análise dos ambientes externo e interno.
AMEAÇAS E OPORTUNIDADES
Para um bom planejamento, as empresas necessitam inicialmente estudar o ambiente em que atuam, determinando assim as variáveis que mais afetam as atividades e quais as principais tendências no setor. Este é o primeiro passo para o planejamento. (LAS CASAS, 2010)
Uma empresa deve monitorar as principais forças macro ambiental (econômico-demográficas, tecnológicas, político-legais e socioculturais) e os agentes micros ambientais (clientes, concorrentes, distribuidores e fornecedores) que afetam a capacidade de obter lucros. (KOTLER, 2007)
Segundo Las Casas (2010), os pontos fortes e fracos da empresa referem-se à análise de potencialidades e fraquezas que uma empresa possui em relação a outros concorrentes do mercado. As oportunidades e as ameaças significam os fatos positivos ou negativos que existem para um determinado setor de atuação.
As ameaças e as oportunidades estão no mercado e surgem para todas as empresas. A capacidade para tirar proveito da situação ou sair mais prejudicado depende dos pontos fortes e fracos que as empresas possuam. (LAS CASAS, 2010)
Desafio Profissional
Análise Swot
Segue a análise dos aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante Smak.
Forças
(Ambiente Interno)
Tradição
Comida Típica