Empreendedorismo
Aumento no número de empreendedores por oportunidade e a consequente diminuição do empreendedorismo por necessidade no Brasil
O empreendedorismo é um fator importante para o desenvolvimento do país. Promove o crescimento econômico, melhora as condições de vida da população e gera empregos e renda. Existem dois tipos de empreendedorismo: motivado por oportunidade e aquele buscado por necessidade. O empreendedor é aquele que possui habilidades e competência para criar, abrir, e gerir um negócio, gerando resultados positivos. É aquele que cria e inova.
O nome dado quando um empresário inicia um negócio com o intuito de melhorar sua condição de vida, quando aposta no sucesso do empreendimento é empreendedorismo por oportunidade. Eles optam por iniciar um novo negócio, mesmo quando possuem alternativas de emprego. Possuem nível de capacitação elevado e empreender para aumentar sua renda ou pelo desejo de independência no trabalho. Paulo Okamoto, presidente do Sebrae, afirma que o empreendedor por oportunidade deve ser estimulado porque é mais persistente e apresenta maior segurança nas estratégias destinadas ao crescimento do setor.
Pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2010 percebe-se que nos países com maior desenvolvimento econômico, a razão entre oportunidade e necessidade é superior à dos demais. No Brasil, entre os empreendedores por oportunidade, a pesquisa aponta que 43% o fizeram pela busca de maior independência e liberdade na vida profissional; 35,2% pelo aumento da renda pessoal; 18,5% apenas para a manutenção de sua renda pessoal, enquanto 3,3% citaram outros motivos.
Fonte: os próprios autores deste trabalho com base na pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2010, feita em 68 países, sob o comando da London Business School e Babson College.
Já o empreendedorismo por necessidade ocorre quando vê-se o negócio apenas como um modo de sobrevivência e normalmente é algo provisório. Neste tipo de empreendimento