Empreendedorismo
Tema VI. EMPREENDEDORISMO
Trabalho realizado em regime de avaliação contínua
Gestão das Organizações II
Lisboa, 18 Abril de 2011
Índice
Introdução……………………………………………………………….……………...……..……....2 Empreendedorismo Conceito……………………………………………………………………….…..3 Empreendedorismo em Portugal ………………………………...…..……………3 Plano de Negócios ……………………………………………….………..……...4 Programa FINICIA…………………………………….....………………….....…5 Caso Prático………………………………………………..............…………………………..………6 Conclusão………………………………………..………………………………..…………….…..….7 Bibliografia……………………………………………………...………………..…………………….8 Anexos……………………………………………………………………………………..…………...9
Introdução
O presente trabalho tem como objectivo abordar o tema do empreendedorismo, tema escolhido pela importância crescente no desenvolvimento da economia actual, pois contribui para a criação de emprego, para a inovação, para a criação de riqueza e, por último, constitui uma cada vez mais importante opção de carreira para uma boa e crescente parte da força de trabalho.
Por empreendedorismo entende-se a habilidade e o desejo de iniciar uma nova ideia, actividade empresarial ou produto, geralmente como resposta às oportunidades que surjam. Por este motivo, considera-se geralmente um negócio de alto risco.
Observa-se que o comportamento do empreendedor é dotado de certas características que estão sempre presentes, não importando a linha de trabalho que este siga, tais como a necessidade de realização, motivação, criatividade, inovação e estabelecimento de metas e objectivos.
Ser-se empreendedor requer ter-se uma boa ideia e realmente inovadora, assim como capacidade para realizá-la e administrá-la, correndo riscos e fazendo esforços. Do ponto de vista da Gestão Empresarial, ser-se empreendedor é ter uma ideia e arriscá-la, criar uma empresa e lançar-se no mundo dos negócios. Deve partir-se dum bom plano de negócios,