empreendedorismo
Nemias Silva Santos
METODOLOGIA DE MERCADO DE CAPITAIS
EMPREENDEDORISMO
CARAPICUÍBA
Abril / 2014
Trabalho apresentado em cumprimento das exigências da disciplina Metodologia.
Professora: Rogéria
CARAPICUÍBA
Abril / 2014
Empreendedorismo
Vivemos em uma época em que a competitividade é acirrada e por conta disto a mortalidade empresarial é freqüente, nesta ótica é fundamental o papel do empreendedor, pois mostra a visão que cada empresário deve ter em relação ao mercado.
Mas, afinal, o que é ser um empreendedor? Entre tantas definições podemos dizer que ser empreendedor é ser visionário, enxergar o que as demais pessoas não conseguem visualizar no cotidiano, é conseguir encontrar oportunidades de negócios e aproveitá-las de forma inteligente, usando as estratégias específicas para atingir os objetivos.
O empreendedorismo tem se difundido no Brasil de forma ampla com muitas definições e conceitos diferenciados, em meio a tudo isto encontramos vários conceitos sobre empreendedorismo.
“Segundo Dornelas, empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso”. (DORNELAS, 2008, p.30,).
Para obter sucesso em seus negócios o empreendedor precisa se envolver com pessoas, situações, processos e ambientes que facilitam a capitação de novas idéias que dão origem a grandes oportunidades.
“Já para Joseph Schumpeter,(1949), o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”. (DORNELAS, 2008, P. 39).
Aquele que não empreende por acreditar que não tem condições financeiras, que não vai conseguir cobrir as despesas e que vai fracassar no