Empreendedorismo
O livro “A Meta” trata-se da história de Gerente de uma Fábrica, Alex Rogo e sua equipe, tendo a missão de evitar que a Fábrica chegue à falência. Portanto, ele tem que procurar de qualquer maneira alternativas para reverter essa história, e descobre um processo de raciocínio chamado: Teoria das Restrições. Que pode ser entendida como uma ampliação do pensamento da tecnologia de produção otimizada, consequentemente atingindo sua meta, que é o propósito da empresa, gerar lucratividade.
Teoria das Restrições: (TOC - Theory of Constraints) é um paradigma de gestão que considera qualquer sistema gerenciável como sendo limitado em alcançar a maioria de seus objetivos por um número muito pequeno de restrições.
A TOC foi concebida para auxiliar organizações a alcançar seus objetivos continuamente. São fundamentados em um conjunto de princípios básicos, alguns processos simples (Perguntas Estratégicas, Etapas de Foco, Efeito-Causa-Efeito), ferramentas lógicas (o Processo de Raciocínio) e é aplicável através da dedução lógica a áreas específicas como:
1- Finanças;
2- Logística;
3- Gerência de Projetos;
4- Administração de pessoas;
5- Estratégia;
6- Vendas,
7- Marketing;
8- Produção;
Alex Rogo trabalhava sempre sob pressão, pois era ele quem estava no comando como gerente da fábrica. Sempre chegando cedo para tentar resolver algum trabalho antes do horário do seu expediente, pois quando começava os telefonemas era reunião atrás de reunião. Portanto, em um dia ele não chegou cedo e viu em sua vaga de estacionamento uma Mercedes que em sua placa dizia: “Numero 1”. Sabia ele que era o Vice-presidente da companhia, Bill Peach. Rogo se perguntou o porquê dele estar na Fábrica, provavelmente seria um problema sério. Então ao entrar, ele descobriu que seu chefe estava lá por um pedido (41.427) que por sinal já tinha passado do tempo de entrega. Insatisfeito, aborrecido, nervoso, se dirige a sua sala como de costume, encontrando