Empreendedorismo
As primeiras definições de empreendedorismo surgiram no século XIX através do economista francês J.B. Say, que definiu como aquele que “transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento”. Já no século XVII, surge a relação entre assumir riscos e o empreendedorismo.
Os artigos citam diversos autores que conceitualizaram o empreendedorismo, através de pesquisas definidas como econômicas e comportamentais. Podemos citar o conceito do economista Joseph Schumpeter, que diz que o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, novas O empreendedor é o responsável pelo crescimento econômico e pelo desenvolvimento social. Por meio da inovação, dinamiza a economia.
2) O conceito de empreendedorismo implica a idéia de sustentabilidade, trata não só de indivíduos, mas de comunidades, cidades, regiões, países.
3) O empreendedorismo é a melhor arma contra o desemprego.
4) Segundo Timmons, o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a Revolução Industrial foi para o século 20.
Ser empreendedor é sobretudo uma atitude, mais do que qualquer outra coisa. É a atitude para explorar novas oportunidades, para assumir riscos e criar coisas novas. Hoje, precisamos desta atitude a vários níveis: a nível