Empreendedorismo
O conceito de empreendedorismo é um movimento de mudança causado pelo empreendedor, sua origem vem da palavra francesa “entrepreneur” que significa aquele que assume riscos e começa algo novo. Este tem sido muito difundido no Brasil nos últimos anos, intensificado na década de 90, todos parecem conhecer, mas não conseguem distinguir o que realmente seja.
A melhor definição é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades.
De acordo com Joseph Schumpeter (1949): “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.”.
O empreendedor é mais conhecido como aquele que cria novos negócios, mas é possível ser empreendedor dentro de negócios já existentes.
Existem os empreendedores inatos que nascem com características necessárias para empreender com sucesso. Mas muitos podem ser capacitados para a criação de empresas duradouras, por se tratar de um ser social, influenciado pelo meio em que vive, pode acontecer por influencia familiar, estudo, formação e prática.
Para Dolabella(1999, p.12), para se aprender a empreender, faz-se necessário um comportamento pró-ativo do individuo, o qual deve desejar “aprender a pensar e agir por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção.”
Existe a concepção do empreendedor nato, aquele que nasce com as características necessárias para empreender com sucesso. No entanto, como se trata de um ser social, influenciado pelo meio que em que vive, a formação empreendedora pode acontecer por influência familiar, estudo, formação e prática.
Neste trabalho apresentaremos o que é o empreendedorismo, seu histórico, características de um empreendedor, bem como apontar as similaridades e diferenças entre