empreendedorismo
Título: O que é empreendedorismo¹
Você pode até estar pensando... Será que sou mesmo um empreendedor? Sou tão comprometido assim?, Não gosto de arriscar muito e, principalmente, sou uma pessoa sem "grana". Como poderei iniciar um negocio meu? Estou quebrado!
Bem, você pode se sentir assim, mas se você possuir criatividade, dedicação, empenho, você pode chegar lá. Sobre a questão dos recursos financeiros, hoje, existem vários órgãos de fomento que podem auxiliá-lo no inicio. O que eles querem é uma boa ideia e a possibilidade desta gerar algum valor financeiro.
Desta forma, vamos iniciar a nossa aula estudando primeiro
O conceito de empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, especialmente nos últimos anos, sendo intensificado no final da década de 1990. Vários fatores explicam este repentino interesse pelo assunto, principalmente nos EUA, país onde o capitalismo tem sua principal caracterização.
O termo empreendedor, do termo francês entrepreneur, significa aquele que assume riscos e inicia algo novo.
Empreendedorismo, então, podemos afirmar que é o processo de iniciar um empreendimento, organizar os recursos e assumir as recompensas e riscos associados.
O primeiro uso do termo "empreendedorismo" foi registrado por Richard Cantillon, em 1775, para explicar a receptividade ao risco de comprar algo por um preço e vendê-lo em um regime de incerteza. Em 1803, Jean Baptiste Say complementou, definindo que quem abre seu próprio negócio é um empreendedor.
Sendo assim, o empreendedor é aquele que reconhece a viabilidade de uma ideia para um produto ou serviço e leva-a adiante. Um bom exemplo disto pode ser notado no vídeo "EMPREENDEDORISMO", abaixo:
Ser empreendedor significa encontrar e montar os recursos necessários para assumir o empreendimento, assumindo riscos financeiros e legais da propriedade e colhendo as recompensas, ou seja, os lucros do negócio.
Os empreendedores bem sucedidos têm motivações diferentes e medem as