Empreendedorismo
Administração de Empresas
Empreededorismo
Antônio Carlos Barbosa Rocha RA 359651
Arlí Barbosa RA 359145
Janety Neta RA 360691
Paulo Joabe RA 362002
Raene Burjack Cirqueira RA 362062
Vinicius da Silva Imbiriba RA 362595
Empreendedorismo
Prof. Msc. Camila H. Gazal Fortaleza
Palmas-TO
14 de abril de 2012
ATPS 1º SÉRIE
1. Empreendedorismo no Brasil. José Dornelas:
Segundo Ênio Pinto, gerente de atendimento do sistema SEBRAE, a falta de informação e capacitação é o principal fator que gera a mortalidade das empresas no Brasil.
“Um dos principais erros do empreendedor iniciante é minimizar a importância do planejamento. Muitos acham que basta ter dinheiro e sorte. Mas, de acordo com o gerente de atendimento do sistema SEBRAE, Ênio Pinto, mais do que nunca é preciso que as pessoas se informem e se capacitem”. (DORNELAS, 2010).
O SEBRAE é um dos parceiros disponibiliza qualificação de mão de obra, informação e assessoria empresarial as empresas, por um custo acessível. Primeiro passo par abertura de um empreendimento.
As relações de trabalho dentro da empresa é outro fator importante, em uma empresa pequena as crises entre gestores, funcionários, que podem contaminar o ambiente, podem ser tratadas com mais facilidade e os empresários podem tirar vantagem disso.
Inovar é preciso o diferencial nas empresas de sucesso. As oportunidades necessitam ser aproveitadas, pois os recursos de informação de mercado, estudo de viabilidade, etc. são tão importantes quanto os recursos financeiros.
A possibilidade de um empreendimento dar errado diminui quando é feito um planejamento específico sobre a área a atuar, as ideias a serem aplicados (criatividade, inovação), os recursos econômicos e gerenciais, previsão de retorno, etc. são itens fundamentais na elaboração de um plano de negócios de sucesso.
2. Resultado da discussão em grupo sobre o questionário:
Nosso alvo é atender os proprietários de