Empreendedorismo
O que é um projeto. Estrutura do planejamento de um projeto
Quaisquer empreendimentos, com fins lucrativos ou não, podem ser organizados na forma de um conjunto de projetos, denominado programa, integrados em seus objetivos e no tempo de cada etapa planejada.
O gerenciamento de projetos já é considerado uma habilidade própria e solicitada pela maior parte ou totalidade das profissões, e as pessoas comprovadamente capacitadas e experientes nessa área encontram maior facilidade para identificar oportunidades no mercado de trabalho. Um projeto pode ser considerado como um conjunto de atividades e tarefas que possui:
Determinado objetivo a ser atingido
Datas de início e término definidas
Limites de recursos (dinheiro, pessoal e/ou equipamentos)
Em qualquer empresa, governo ou organização com finalidades sociais é comum construir projetos para atingir objetivos intermediários ou finais de interesse da entidade, lembrando que as pessoas engajadas podem ser originadas de áreas de atividade e conhecimento diferentes, como: engenheiros, advogados, médicos, psicólogos, professores, informáticos, administradores ou gestores, economistas, contadores.
Diante disso, percebe-se a importância do conhecimento em gestão de projetos. Imaginemos a quantidade de especialidades envolvidas num projeto na área governamental, envolvendo pastas ou secretarias, tais como obras, turismo, habitação, segurança, educação.
Como planejar um projeto
1º passo: levantar informações junto aos envolvidos para definir claramente o objetivo do projeto e seu significado.
Cada passo deve ser aprovado pelos patrocinadores ou investidores.
2º passo: definir o prazo que seria aceitável para o projeto ser concluído.
3º passo: definir os recursos necessários para a execução do projeto (humanos, equipamentos e financeiros), levando em conta os perfis profissionais e desembolsos que serão custeados por terceiros.
3º passo: definir os recursos necessários para a execução do