Empreendedorismo
Empreendedorismo e comportamento empreendedor: como transformar gestores em profissionais empreendedores
Ana Maria Bueno (CEFETPR/PG) ana@pg.cefetpr.br
Dr ª. Magda L.G. Leite (CEFETPR/PG) magda@pg.cefetpr.br
Dr. Luiz Alberto Pilatti (CEFETPR/PG) lapilatti@pg.cefetpr.br
Resumo
Muitos estudos tem sido realizados para explicar o comportamento empreendedor e os aspectos relacionados ao empreendedorismo. Estudar o empreendedorismo é estudar a comportamento do ser humano diante dos desafios. O objetivo deste artigo é apresentar, a partir de uma revisão teórica sobre o assunto algumas características relacionadas ao comportamento empreendedor tão necessário nesse novo ambiente de negócios, onde organizações e gestores são obrigados a adaptar-se a mudanças contínuas. Além disso, o presente estudo discute o processo de transformação dos gerentes em profissionais empreendedores tão necessários neste novo cenário onde as empresas estão inseridas.
Conclui-se, portanto que a chave para o sucesso da organização é a administração da organização, principalmente quando este depende do desenvolvimento do comportamento de empreendedores. Palavras chave: Empreendedorismo, comportamento, transformação.
1. Introdução
Um novo ambiente de negócios está surgindo, levando as organizações empresariais a um processo de transformação tanto na maneira de realizar seus negócios, quanto na sua própria estrutura interna. Esse ambiente é decorrente da crescente globalização, do alcance da maturidade de amplos segmentos do mercado e do grande avanço das telecomunicações, da capacidade de difusão de informações e do uso intenso da tecnologia da informação e da gestão que tem provocado mudanças na natureza do próprio trabalho.
Com o desenvolvimento econômico o contexto de atuação das empresas torna-se cada vez mais complexo. A grande quantidade de produtos e serviços disponíveis