Empreendedorismo
ESTUDO DE CASO
Equipe: Alberto F. do N. da Conceição Alexandro Moura Bastos Amarildo Santos Eduardo José Vieira Jeferson Domingos Ramos José Fernandes Monteiro Raphael dos Reis Pinheiro
INSTITUIÇÕES
Missão: “Promover o desenvolvimento através da mobilização, articulação e apoio a investidores, e organizações de diversas áreas”
ORGANIZAÇÕES
O conceito de empreendedorismo é muito subjetivo, todos parecem conhecer, mas não conseguem definir realmente o que seja. Essa subjetividade pode ser devido as diferentes concepções ainda não consolidadas sobre o assunto ou por se tratar de uma novidade, principalmente no Brasil, onde o tema se popularizou a partir da década de 90. Apesar disso, muitas organizações ainda apresentam dificuldades nessa tarefa: flexibilidade Tal fato, no entanto, gera um aumento no custo do projeto.
TRANSPARÊNCIA
É uma iniciativa que visa criar um portal de informações para promover a transparência nas empresas. Estratégia das empresas em formar uma comunidade de aprendizado para construção de uma matriz de indicadores com total Transparência.
OBJETIVOS
Desenvolver estratégias, processos e instrumentos para promoção da transparência nas empresas como meio de promover o seu desenvolvimento institucional e do próprio setor, ampliando sua credibilidade e legitimidade.
DIMENSÕES
Papel éticopolítico e governança
Identidade
Eficiência
Gestão e mobilização recursos
Transformação social (impacto)
D
im
en sõ
es
Efetividade
Legitimidade
Articulação e parcerias
METODOLOGIA
Momento 1 Mobilização: Sentido da transparência: para que e para quem
Momento 2 Formação e : Construção de transparência (temas, meios e indicadores) Momento 3 Consultoria e levantamento de dados
Momento 4 Difusão Portal Transparência
Momento 5 Reconhecimento Selo Transparência
Transparência para quem?
Gestores Técnicos Conselhos e diretoria
Voluntários