Empreendedorismo
Autor: José Carlos de Assis Dornelas Editora Campus. São Paulo.
1 SURGIMENTO E O PROCESSO DO EMPREENDEDORISMO
O empreendedorismo não é um modismo, essa ciência surge como conseqüência das mudanças tecnológicas e sua rapidez.
A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo. O empreendedorismo foi intensificado no Brasil na década de 90. Dados do Sebrae mostram ainda que no período de 1990 a 1999 foram constituídas no pais 4,9 milhões de empresas, dentre as quais 2,7 milhões foram microempresas.
Estamos no momento da era do empreendedorismo, pois são os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade. Há 15 anos o ensino de administração era voltado a formar profissionais para administrar grandes empresas. Hoje somos estimulados a criar empresas, a gerar prosperidade, a ser o combustível para o crescimento econômico.
Empreender tem a ver com fazer diferente, antecipar-se aos fatos, implementar idéias, buscar oportunidades e assumir ricos calculados. Mais do que isso está relacionado à busca da auto realização.
O projeto GEM, (Global Entrepreneurship Monitor) tem como objetivo medir a atividade empreendedora dos países e observa o crescimento encômio. Esse diz, que a criação de empresas por si só não leva ao desenvolvimento econômico, a não ser que esses negócios estejam focando oportunidades no mercado.
O estudo anual do GEM originou duas definições de empreendedorismo, seria o empreendedorismo de oportunidade e o empreendedorismo de necessidade.
• Empreendedorismo de Oportunidade: Esse empreendedor sabe onde quer chegar. Previamente faz o planejamento de sua empresa, sabe qual o crescimento que quer buscar, visando assim à