Empreendedorismo
Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização. O conceito Empreendedorismo foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma peça central à sua teoria da Destruição criativa. segundo Schumpeter o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa.
Diferenças entre empreendedor e empresário
O empreendedor costuma ter boas idéias, não somente quando cria uma empresa, mas durante toda a existência dela. Ele tem a capacidade de enxergar objetivos com clareza e traçar planos para atingi-los em prazo pré-estabelecido. O que o diferencia de outras pessoas é saber identificar oportunidades nos locais mais improváveis.
Este tipo de negociador sabe montar um projeto e ainda colocá-lo em prática, mesmo que, para isso, ele corra riscos, o que exige tolerância às frustrações e motivação diante de desafios.
O empresário é sinônimo de cautela. Ele consegue a empresa, porque a montou, comprou ou herdou, mas sua atuação limita-se a administrar a companhia da maneira em que ela está montada. Seu estilo implica em atuações conservadoras, sem representar nenhum tipo de risco à empresa. Para colocar um projeto em prática, ele não demanda grandes esforços, porque não acredita em mudanças bruscas. Para momentos em que é preciso dar equilíbrio à empresa ou depois de uma mudança na organização, o mais indicado é ter uma postura como esta. Afinal, o empresário saberia manter tudo como deve estar e não criaria nenhuma instabilidade.
Características de um empreendedor
Existem milhares de características que podem ser apontadas como importantes para umempreendedor, tais como:
• Auto-confiança
• Foco em oportunidade
• Conhecer muitas pessoas
• Saber calcular e minimizar os riscos
• Paixão pelo que faz
• Poder de persuasão
•