Empreendedorismo
1 Resumo dos principais pontos do plano de negócio
O negócio proposto pelo nosso grupo é uma Batateria especializada em refeições a base de Batata, seu carro chefe será as tradicionais Batatas fritas francesas e batatas chips e o cardápio também contara com caldos a base de batatas, batatas recheadas e escondidinhos de carne seca, frango e camarão.
O objetivo é atender o publico de praças de alimentação, a ideia é que este conceito venha a iniciar um grupo de franquias pelo Brasil todo.
Sempre relacionada à grande quantidade de carboidratos, a batata é tida como uma das grandes vilãs da dieta. Quem tenta emagrecer, costuma riscar o alimento do cardápio. Mas uma pesquisa norte-americana realizada pela Universidade da Califórnia, em conjunto com o Centro Nacional de Segurança da Comida e Tecnologia, promete mudar essa visão.
Segundo os pesquisadores, é possível incluir de cinco a sete porções de batata na dieta por semana e ainda assim perder peso. O estudo analisou 86 pessoas obesas, divididas em três grupos, que seguiram dietas diferentes, mas todas incluíam esse alimento. Todos os participantes perderam peso e não houve diferença significativa de emagrecimento entre os grupos. “Não há evidências de que as batatas, quando preparadas de uma maneira saudável, contribuam para o ganho de peso”, afirmou o pesquisador chefe, Britt Burton-Freeman.
A nutricionista Fernanda Granja ressalva: “o corpo precisa de carboidrato para raciocinar, caminhar e realizar todas as atividades diárias. Não se pode riscá-lo da dieta”, afirma.
Uma porção média (em torno de 150g) tem 110 calorias e quase a metade da necessidade diária de vitamina C (45%). Além disso, tem mais potássio do que uma banana, não contém gordura, sódio ou colesterol. “Ela fornece 21% do valor diário de potássio”, afirma David Grotto, em seu livro “101 alimentos que podem salvar a sua vida” (Editora Larousse).
“E também é rica em amido, vitamina B6 e zinco, que não é facilmente encontrado. A