Empreendedorismo
Passo a Passo
A MATRIZ BCG
ASSO A
P
ASSO
P
92
REVISTA
DA
ESPM–
J U L H O
/
A G O S T O
D E
2005
Aluisio Ambrosio e Vicente
O
1. INTRODUÇÃO
bserva-se que a grande maioria dos livros de administração, especialmente os livros de planejamento estratégico, apresenta a Matriz BCG apenas superficialmente e, além disso, não entra em seus aspectos quantitativos. Ao mesmo tempo, os gestores, e em particular os gestores financeiros, estão se preocupando com a adição de valor para o acionista e a importância do fluxo de caixa – em detrimento dos lucros contábeis – para a empresa.
Assim, os cursos de graduação e os de pós-graduação em Administração de Empresas e em Comunicação Social exigem em seus trabalhos de conclusão de curso uma abordagem quantitativa cada vez mais profunda. Concomitantemente, os profissionais de Marketing e
Comunicação cada vez mais são envolvidos em diversos tipos de análises, sendo compelidos a usarem ferramentas quantitativas com maior freqüência e exigência.
Este artigo busca satisfazer ao espaço não preenchido pelos livros, e a
fornecer aos estudantes e aos profissionais uma abordagem da Matriz
BCG completa, tanto em seus aspectos qualitativos, quanto em seus aspectos quantitativos. Para tanto, foi desenvolvido um método passo a passo para se elaborar a
Matriz BCG.
Visando tornar o método passo a passo bastante simples e didático, foi preparado um caso para uma empresa distribuidora de energia elétrica com base em três cenários. Dessa forma, será possível verificar as posições dos produtos na Matriz BCG.
2. HISTÓRICO E
BASES CONCEITUAIS
DA MATRIZ BCG
A Matriz BCG, cujo nome oficial é
Matriz Crescimento-Participação, foi criada em meados dos anos 60 por
Alan J. Zakon, executivo da empresa de consultoria em planejamento estratégico Boston Consulting Group
(BCG), e por William W. Wommack, executivo da Mead Corporation, uma grande empresa do