Empreendedorismo
João Vitor Bridi - Ronaldo P. Degrande
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração (ADG0068) – Prática do Módulo I
18/05/11
RESUMO
O Empreendedor é um agente de mudanças, capaz de criar novos negócios e oportunidades e influenciar os destinos do ambiente social em que você está inserido. O empreendedorismo social procura combinar a essência do negócio com a essência da comunidade através da criatividade. Empreendedor é o indivíduo criativo, capaz de transformar um simples obstáculo em oportunidade de negócio. Gerar emprego e renda para as pessoas e participar do crescimento do País não são funções atribuídas a qualquer um. É preciso ter coragem para assumir os riscos e tamanha responsabilidade.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Sociedade. Responsabilidade.
1 INTRODUÇÃO
Segundo Ian MacMillan, Empreendedorismo é um processo no qual a criação de uma nova empresa leva ao aumento da riqueza social de modo a beneficiar tanto a sociedade quanto o empreendedor. O Empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais (Joseph Schumpeter 1949).
É a apresentação inicial do trabalho. Possibilita uma visão global do assunto tratado (contextualização), com definição clara, concisa e objetiva do tema e da delimitação precisa das fronteiras do estudo em relação ao campo selecionado, ao problema e aos objetivos a serem estudados.
O objetivo geral refere-se diretamente ao objeto – problema – do trabalho. Inicia-se a frase com um verbo abrangente e na forma infinitiva, envolvendo o cenário pesquisado e uma complementação que apresente a finalidade.
O autor aponta os seus propósitos e as linhas gerais que orientaram seu pensamento, ou seja, apresenta o problema ou tema central do estudo ou da pesquisa, contextualiza-o, destacando sua importância e seus