Empreendedorismo
1 - INTRODUÇÃO
O papel desempenhado pelas empresas de pequena dimensão é fundamental para assegurar o desenvolvimento e a estabilidade da economia da maioria dos países.
No Brasil segundo Souza, este segmento da economia é composto por 3,5 milhões de empresas que, representam 98,3% do total de empresas registradas, respondendo por 20,4% do Produto Interno Bruto e por 59,4% da mão-de-obra do País.
A existência de indivíduos conhecidos como empreendedores é a condição básica para o surgimento de novos empreendimentos. Estes são os agentes responsáveis pelo desencadeamento e condução do processo de criação de unidades produtivas. Os empreendedores através de sua ação inovam e desenvolvem o universo empresarial permitindo, que o fluxo e desenvolvimento da economia seja catalisado.
No entanto, muitos estudos realizados sobre este assunto confirmam que, o sucesso de um empreendimento está relacionado com atributos e comportamentos de seus empreendedores. No caso de empresas de pequena dimensão, as características individuais firma. Nas primeiras etapas do desenvolvimento, a debilidade e o vigor são também os do empreendedor. A personalidade do empreendedor configurará a imagem da empresa, os valores e o comportamento social da nova firma".
Diversos trabalhos empíricos demonstram esta afirmação e confirmam que, mesmo em regiões com grandes diferenças sócio-econômicas, as similaridades entre os empreendedores são muito grandes.
Segundo Silva, alguns estudos realizados pelo SEBRAE (Sistema de Apoio às Micro e pequenas Empresas) demostram que o índice de mortalidade das micro empresas é bastante elevado, chegando a 80% em dois anos.
Devido ao importante papel exercido pelas empresas de pequena dimensão no Brasil, faz-se necessário um entendimento sobre os aspectos que contribuem para o sucesso ou fracasso que, sirvam para sustentar instrumentos que ampliem e melhorem o entendimento a respeito deste fenômeno.
1.1 - OBJETIVOS DO TRABALHO