Empreendedorismo
1) O negócio que você montou é uma extensão do seu ego? Preenche as suas necessidades de auto-realização? Tem a ver com as suas características pessoais, temperamento, preferências, perfil psicológico, habilidades, desafio intelectual, necessidade de status?
R: Sempre busquei ajudar as pessoas do modo que posso, seja de qual modo for (e quando posso!). Quando decidi comercializar verduras, o fiz pensando no bem-estar das pessoas ao oferecer bons produtos, com o número mínimo de agrotóxicos, garantindo a integridade das verduras. Comecei plantando legumes e verduras no meu quintal. Como as pessoas passaram a procurar para comprar, vi uma grande oportunidade: vender as verduras e legumes produzidos.
2) Você já identificou os motivos que o levaram a abrir o próprio negócio?
R: Sim. Como disse na questão anterior, iniciei meu negócio a partir da demanda por gêneros agrícolas sem agrotóxicos. Comecei com uma plantação pequena, depois me uni a um amigo que detinha de um grande espaço que poderia ser útil para iniciar plantações maiores. Com isso pude variar minha oferta, otimizando meu lucro adquirindo clientes.
3) Você é capaz de descrever com clareza o objetivo da sua empresa?
R: O comércio que possuo não é uma empresa. Sou um micro empreendedor. Na verdade, ocupei a garagem de minha casa para realizar as vendas. Mas o intuito principal dela é oferecer produtos de boa qualidade, com um bom preço e garantindo o bom atendimento.
4) Você já fez algum teste sobre a viabilidade do seu negócio?
R: Às vezes paro pensar nisso. Tive muito êxito ao iniciar minhas vendas. E acho que quando uma pessoa se propõe a vender produtos de qualidade e a um bom preço, o negócio pode ser lucrativo.
5) Você, isoladamente ou em conjunto com seus sócios, tem a capacitação necessária para o empreendimento nas áreas técnicas, mercadológica e gerencial?
R: Eu possuo apenas a 4ª série, mas minhas filhas estão sempre me ajudando nessas questões... Estão sempre me