Empreendedorismo
AULA-TEMA: Introdução ao empreendedorismo e o processo empreendedor
A maioria possui características empreendedoras e ás vezes comporta como um, porém pode melhorar ainda mais, se equilibrar pontos ainda fracos com os pontos fortes.
Para alguns membros do grupo falta aproveitar mais as oportunidades, tendo iniciativa e força de vontade e importante agir para concretizá-la; já outros tem medo de falhar,falta autoconfiança. Porém, um integrante do grupo pode se considerar um empreendedor, possui características comuns aos empreendedores, mas precisa melhorar um pouco, ter iniciativa e saber ouvir.
Mas em geral temos que ter persistência e espírito de empreendedor, assumindo responsabilidade pessoal pelo desempenho.
Empreendedor e Administrador
Sabe-se que ambos têm papel fundamental no processo de organização e dos negócios, tendo cada qual seu devido valor. O administrador possui uma visão abrangente da organização, ele é orientado para planejar e controlar, sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas, enquanto que o empreendedor é mais focado nas oportunidades de mercado, na inovação, na criatividade, ele identifica algo prático e transforma em oportunidade através de meios, dados e informação, ele vive o presente pensando no futuro. Quando se compara o papel e função do administrador com o do empreendedor vemos muita semelhança entre ambos, isto é, o empreendedor é um administrador mais com alguns pontos convergentes em relação a média dos gerentes ou executivos, pois os empreendedores são mais visionários do que a maioria dos gerentes comuns. O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa.
Todo empreendedor precisa ser um bom administrador para poder tomar as decisões adequadas. Por outro lado, nem todo administrador possui as habilidades e os