Empreendedorismo
Curso: Tecnologia e Logística.
4° Período.
Aluno: Gilmar Marques.
Docente: Professora Rachid.
Tema do Trabalho:
• Característica dos empreendedores.
• Características do empreendedor artesão e empreendedor oportunista.
• Temporalidade das empresas
• Tipos de empresas. Vantagens e desvantagens
• As variáveis que influenciam o ambiente geral em que vivem as empresas. Macrombiente.
1. Conceito.
Segundo Pereira e Garcia (2006):
A palavra empreendedorismo é derivada de “imprehendere”, do latim, e foi incorporada à língua portuguesa no século XV. A expressão “empreendedor”, segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira de1986, teria surgido na língua portuguesa no século seguinte. Todavia a expressão empreendedorismo parece ter sido originada da tradução da expressão “entrepreneurship”, da língua inglesa, que, por sua vez, é composta da palavra francesa “entrepreneur” e do sufixo inglês “ship”, que indica posição, grau, relação, estado, qualidade, perícia ou habilidade.
Empreendedorismo é o processo de criar algo novo com o valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação e da independência financeira e pessoal. (HISR ICH et. al., 2009. P. 30)
No conceito do SEBRAE (2005), “empreendedorismo é qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou novo empreendimento, como, por exemplo, uma atividade autônoma, uma nova empresa, ou a expansão de um empreendimento existente, por um indivíduo, grupos de indivíduos ou por empresas já estabelecidas”. Esta é uma definição que engloba toda e qualquer atividade, tanto formal como informal, com características de esforço, determinando se um grupo de pessoas é ou não empreendedor.
2. Introdução.
O objetivo do artigo é iniciar uma reflexão sobre o empreendedorismo, visando avançar na sua conceituação e reunir elementos para a sua