empreendedorismo e empreendedor
A origem da palavra Empreendedorismo vem do verbo francês ”entrepeneur” que significa aquele que assume riscos e começa algo de novo.
Empreendedorismo e criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização e etc.
Algumas personalidades que definiram o empreendedorismo como sendo:
Joseph Schumpeter em 1950 como sendo, de forma resumida, uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde em 1967 K.Knight e em 1970 Peter Druncker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Pinchot foi introduzido o conceito de intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora, mas dentro de uma organização. Dornelas em 2001
O empreendedorismo é um termo novo ainda, principalmente para os brasileiros, somente se despontou para nós a partir da década de 90 e veio crescendo juntamente com o processo de privatização de grandes empresas estatais e com a abertura do mercado interno. A definição de empreendedorismo é muito subjetiva, todos parecem conhecer, mas não conseguem conceituar realmente o que seja. Por isso a importância de desenvolver empreendedores que ajudem o país no seu crescimento e gere possibilidade de trabalho, renda e maiores investimentos.
Neste artigo, iremos conceituar o termo empreendedorismo, citar as características de um empreendedor, a relevância de ser administrador e empreendedor, e a importância do aprendizado nas IES, unindo teoria e prática na elaboração de planos de negócios, preparando-os e desenvolvendo o espírito empreendedor.
O Empreendedorismo no Brasil
O empreendedorismo no Brasil, só começou a se desenvolver nos anos 90, com a abertura do mercado interno para as importações; na qual as empresas nacionais tiveram que se adaptar à modernização. Antes disso o cenário político e econômico, não era favorável, e o empreendedor, não conseguia ajuda e nem